Acidentes com produtos químicos podem ser fatais


Acidentes com produtos químicos podem acontecer facilmente, principalmente com crianças, porém adultos também devem tomar cuidado.

Esse tipo de acidente doméstico geralmente é causado por produtos de limpeza em geral, como água sanitária, detergente, desinfetante, álcool, sabão em pó, entre outros.

Com certeza você sabe que existem no mercado uma grande variedade de produtos químicos que podem ser benéficos à saúde, assim como diversos produtos que podem ser prejudiciais, inclusive podendo matar se não forem tratados e manipulados de forma correta.

Danos causados pela exposição a produtos químicos

Acidentes com produtos químicos
Imagem: Pixabay

A exposição e a manipulação de produtos químicos pode ser capaz de provocar danos físicos e à saúde, como irritação nos olhos e na pele, queimaduras, doenças respiratórias, câncer, etc.

Alguns fatores devem ser levados em consideração durante a exposição, como tipo do produto, quantidade, tempo e forma de exposição, além da idade da vítima, tendo em vista que crianças e idosos são mais vulneráveis a esses acidentes.

A forma de exposição pode ser através da água, do ar, da alimentação e de produtos em geral.

Produtos químicos e o meio ambiente

Acidentes com produtos químicos podem trazer consequências irreparáveis ao meio ambiente, pois incêndios, explosões e vazamentos podem ocorrer facilmente se você não fizer a manipulação de forma correta e com segurança.

Como evitar acidentes com produtos químicos em sua casa

Muitos acidentes com produtos químicos poderiam ser evitados, pois grande parte destes ocorrem por falta de conhecimento.

Fique atendo e respeite os cuidados básicos que devem ser observados durante o uso e a manipulação desses produtos, que em sua grande maioria possuem propriedades tóxicas, tanto para o meio ambiente quanto para o ser humano.

Qualquer tipo de produto químico deve ser aplicado com cuidado para não ocorrer acidentes.

Sendo assim, uma medida fundamental para se evitar acidentes é a utilização de equipamentos de proteção individual, como óculos e luva de proteção.

O que fazer em caso de acidentes

Infelizmente, acidentes com produtos químicos podem acontecer e você precisa estar preparado para evitar consequências maiores.

Um passo importante é conhecer as características do produto e para isso, além do rótulo, você pode consultar a Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico (FISPQ), onde deve conter informações importantes sobre vários aspectos, como procedimentos para manuseio e primeiros socorros.

Nesse caso, também é importante que você ligue para o centro de informação toxicológica mais próximo de sua região para receber as orientações necessárias, que podem variar de acordo com cada caso.

É importante verificar a área onde a vítima foi encontrada, pois ali deve estar presente o principal agente causador da intoxicação ou envenenamento.

Diante de certas situações, saber o básico de primeiros socorros pode salvar uma vida.

Local de armazenamento e embalagem

Grande parte dos acidentes com produtos químicos ocorrem por negligência, pois muitas pessoas esquecem de cuidados básicos, como local de armazenamento e embalagem dos produtos.

Mantenha-os em local fresco e arejado de preferência longe de outros produtos, como alimentos e remédios.

Cada tipo de produto deve ser mantido em sua embalagem original e depois de utilizado descartado em local correto.

Medicamentos e produtos de limpeza devem ficar longe do alcance de crianças, portanto prefira locais altos para seu armazenamento.

Instruções de uso

Conheça qualquer produto antes de usá-lo e para isso você pode contar com o rótulo do produto, pois lá deve conter todas as informações que você precisa saber, como as instruções de uso, as formas de aplicação e os equipamentos de proteção indicados.

Informações importantes

Veja as informações que os rótulos dos produtos devem levar até o consumidor:

  • Identificação do produto e telefone de emergência do fornecedor;
  • Composição química;
  • Pictogramas de perigo;
  • Palavra de advertência;
  • Frases de perigo;
  • Frases de precaução;
  • Outras informações.

Separação dos produtos

A mistura de produtos químicos, independentemente de terem composições semelhantes, podem causar efeitos danosos à saúde, por isso não devem ser misturados.

Higiene

Após a manipulação de qualquer tipo de produto químico, mesmo que você não tenha contato direto com o mesmo, recomenda-se a lavagem das mãos com sabão e água corrente.

Como escolher um produto químico para compra

Veja algumas medidas de segurança que devem ser adotadas antes da compra de um produto químico:

  • Leitura do rótulo do produto;
  • Preferência àqueles com baixa emissão;
  • Atenção com o prazo de validade;
  • Observe a legalidade do produto, pois algum ingrediente de sua composição pode ser proibido;
  • Demais elementos também devem ser observados como selos, etiquetas, símbolos, etc.

Descarte correto de produtos químicos

O descarte correto de produtos químicos é fundamental para evitar danos ao meio ambiente.

A embalagem do próprio produto deve conter instruções de guarda e conservação, além da forma correta para descarte.

Circulação do ar

A ventilação da casa deve ser mantida sempre que houver a utilização e manipulação de produtos químicos.

Intoxicação

A intoxicação trata-se de uma série de efeitos produzidos por alguma substância tóxica quando ingerida ou em contato com os olhos ou a pele.

Além da intoxicação causada por acidentes com produtos químicos em geral, os medicamentos também podem intoxicar quando ingeridos em excesso ou sem indicação médica.

Sintomas causados pelo envenenamento ou intoxicação

Desde uma simples irritação na garganta até intoxicações capazes de causar a morte, são sintomas que podem se manifestar após a ingestão ou contato com produtos químicos.

Cada organismo pode reagir de forma diferente quando em contato com esses produtos, porém alguns sintomas são comuns independentemente da vítima, como irritação dos olhos, nariz e garganta.

Além disso, outros sinais também podem aparecer, como:

  • Mudança da coloração dos lábios;
  • Dilatação das pupilas;
  • Respiração alterada;
  • Gosto estranho na boca;
  • Sensação de azia;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Etc.

Conclusão

Procure conhecer os produtos que você tem em casa, pois eles são capazes de causar intoxicações ou envenenamentos em crianças, adultos ou até mesmo em animais domésticos.

Por fim, você pôde perceber que simples atitudes podem evitar graves acidentes com produtos químicos e isso também depende de você.

Se gostou do que leu e acredita que pode ser útil a outras pessoas, compartilhe.

Você também pode assinar o boletim para receber atualizações por e-mail.

Obrigado pela leitura!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Como Superar a Depressão e a Ansiedade.

¤