Novo símbolo da acessibilidade criado pela ONU


Você sabia que o símbolo da acessibilidade foi modificado?

Você já parou para pensar sobre quem criou, quando foi criado e qual a finalidade do primeiro símbolo?

Continue lendo e fique sabendo um pouco mais sobre acessibilidade e o novo símbolo criado pela ONU.

O que é acessibilidade?

A acessibilidade está relacionada àquilo que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida a condição de independência no exercício de suas atividades e os seus direitos como cidadão.

Além disso, é uma preocupação arquitetônica e urbanística, pois está ligada ao fornecimento de condições a essas pessoas.

Como surgiu o primeiro símbolo da acessibilidade?  

O primeiro símbolo da acessibilidade, representado por uma cadeira de rodas em fundo azul, voltado para o lado direito, foi criado através de um concurso internacional promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e conhecido no mundo todo em 1969. 

Se preferir, você pode assistir o vídeo do Sr. Tony Vaz, do canal vai cadeirante, logo abaixo: 

Na oportunidade, quem venceu o concurso, foi a desenhista dinamarquesa Susanne Koefoed.

O símbolo é utilizado para identificar locais destinados às pessoas com deficiência e pode ser encontrado em vagas de estacionamento, banheiros públicos, transportes adaptados, rampas de acesso, etc.

Por que a criação de um novo símbolo?

Tendo em vista a limitação em representar apenas a deficiência física, o novo símbolo foi criado para ser usado em todos os produtos de informação, e tem como finalidade abranger plenamente o conceito de acessibilidade e representar todos os tipos de deficiência.

A acessibilidade não se limita a uma rampa e não é somente a deficiência física que necessita de ambientes disponíveis.

Batizada de ‘A Acessibilidade’ (The Accessibility), a logomarca foi criada pelo Departamento de Informações Públicas da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, para aumentar a consciência sobre o universo da pessoa com deficiência.

Depois de criado, o símbolo foi revisado e selecionado pelos Grupos Focais sobre Acessibilidade (Focus Groups on Accessibility), que é composto por organizações da sociedade civil eminentes, incluindo as organizações das pessoas com deficiência, além das pessoas com mobilidade reduzida Internacional do Povo, o Disability Alliance International, Rehabilitation International, Leonard Cheshire Internacional e Human Rights Watch, entre outros.

Segundo a ONU, o símbolo é neutro e imparcial e a sua utilização não implica em um endosso da Organização das Nações Unidas ou do Secretariado das Nações Unidas.

O símbolo existe desde 2015, mas ainda é pouco utilizado.

O que representa o novo símbolo da acessibilidade?

Novo símbolo da acessibilidade
‘A Acessibilidade’ (The Accessibility) – Imagem: Reprodução

A figura traz uma pessoa, com os braços abertos e as pernas afastadas, cujas mãos e os pés estão conectados por pontos dentro de um círculo.

O novo símbolo representa esperança e igualdade de acesso para todos.

De acordo com a ONU, essa figura simboliza a inclusão de pessoas com todas as qualidades/habilidades, em todos os lugares.

O círculo, por sua vez, representa a sociedade em equilíbrio com o ser humano.

Conclusão

Cabe a cada um de nós disseminar, não apenas um novo símbolo, mas a consciência da igualdade entre as pessoas.

Sendo assim, não estacione seu carro numa vaga de cadeirante, se você não for, não bloqueie as rampas de acesso e também não obstrua os caminhos destinados às pessoas com deficiência visual.

Além de respeito, para realmente ser efetivada a inclusão das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, é necessário acessibilidade com autonomia e independência.

Se gostou do que leu, compartilhe.

Você também pode assinar o boletim para receber atualizações por e-mail.

Obrigado pela leitura!


Referências
Federação das Apaes do Estado do Rio Grande do Sul.
Revista Acesso. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X

Quer ficar perito em direção defensiva? Clique aqui e saiba como.

¤